Home » Medidas e Dicas

Medidas e Dicas

Nesta página você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

Qual a medida para impressão das artes?

Que papel usar?

Como colocar fotos e texto nas imagens?

Como redimensionar as imagens para impressão?

Qual programa de edição de imagens usar?

Que impressora usar?

 

PARA VER AS ATUALIZAÇÕES:

CLIQUE AQUI PARA MEDIDAS!!!

CLIQUE AQUI PARA IMPRESSÃO!!!

 

Assista aos vídeos ensinando a personalizar os Kits CLICANDO AQUI!

Para tirar suas dúvidas participe do nossa página no Facebook CLICANDO AQUI!

Participe do grupo no Facebook CLICANDO AQUI!

Qual a medida para impressão?

PARA VER TODAS AS MEDIDAS CLIQUE AQUI!

Que papel Usar?

Para imprimir, o mais importante é escolher bem o papel a ser usado, de acordo com a impressora que for utilizar.

Cada impressora exige um tipo de papel diferente. É realmente importante escolher o papel de acordo com a impressora (não adianta usar um excelente papel para impressora jato de tinta em uma impressora laser).

A gramatura tem relação com a espessura do papel. Quanto maior a gramatura, maior a espessura.

Um dos melhores para impressora laser é o filicoat, que aguenta altas temperaturas, e para papel brilhante, o vinil (mas em tamanho A4, numca em rolo) e couchê brilhante.

Algumas impressoras aceitam bem o papel couchê brilhante, mas é bom fazer um teste para ver se não descasca, e tem couchê específico para laser e específico para jato de tinta.

E para algumas artes (batom, bis, mini confeti, latas de leite em pó, caixas de bom bom, barra de chocolate, rótulos de água, refrigerante, garrafinhas em geral, latinhas, gelatina, enfim, tudo que você cola por cima) o ideal é usar o papel adesivado, como o vinil ou couchê para impressoras laser. Eu adoro o vinil, pois fica mais brilhante, mas muitas vezes ele borra.

Então, para fazer rótulos que vão ser colados sobre as guloseimas, o ideal é sempre usar papel adesivado, ainda que não seja o vinil, pois tem também couchê adesivado. E para jato de tinta tem papel adesivado resistente à água (glossy) que é ótimo!

Para moldes que não são colados (cachepôs, caixinhas, forminhas) usar sempre um papel mais firme,com gramatura mínima 180, e de preferência bem liso (vergê não dá certo para impressão). Mas se for o couchê a gramatura para o cachepô e caixinhas tem que ser superior a 200, pois o papel couchê não é firme.

Também são usados os papéis Opaline, Canson e Fotografico para impressora jato de tinta. E tem um papel Canson especial para laser que também é muito bom (o comum não é bom para laser).

Uma boa opção quando não usar papel brilhante ou resistente à água é colar contact em cima da folha antes de recortar.

Quando for utilizar impressora jato de tinta para rótulos que precisam ser mais resistentes, escolher o papel adesivado resistente à água da Primaco.

O ideal é sempre verificar o manual da impressora para escolher o papel certo!

Para recortar o papel, abuse das guilhotinas sempre que puder! E também das Ferramentas de corte circular, que facilitam muito o trabalho, além de ficar mais profissional.

Qual Impressora Usar?

 

Todo mundo tem dúvidas sobre qual é a melhor impressora para usar nas artes!

Mesmo nos fóruns da internet as opiniões divergem muito. Mas vou arriscar dar a minha opinião pessoal. Eu tenho uma impressora laser e uma jato de tinta.

A jato de tinta é muito mais fácil para encontrar papel, inclusive papel resistente à água, e imprime em cima de CD e DVD (quando tem especificação para isso, só algumas tem). A tinta pode ser mais barata dependendo do modelo. Mas a qualidade da impressão nem sempre é profissional, por melhor que seja a impressora. Por isso, você tem que realmente encontrar o papel certo, para não perder qualidade. A grande vantagem para quem trabalha profissionalmente é o custo, pois com um Bulk Ink a relação custo benefício não tem comparação com a laser! Acho que a Epson é uma boa marca de impressora jato de tinta para ser usada com Bulk Ink. Lembre-se que não são trabalhos que vão durar para sempre, o objetivo é usar a arte apenas durante a festa, e depois vai quase tudo para o lixo.

A Laser tem impressão mais profissional. O Tonner é bem caro, mas ela faz muitas e muitas copias a mais que a jato de tinta sem Bulk Ink. O papel é bem mais difícil de encontrar. E se não usar o papel certo, a tinta descasca. A impressão é muito mais cara do que usando Bulk Ink, e fica mais inviável para quem quer trabalhar profissionalmente.

Como eu não faço nada para fora, faço apenas as artes das festinhas da minha filha, eu uso apenas a laser (a jato de tinta uso apenas para gravar CD e DVD). Mas ainda vou comprar um Bulk Ink para testar!

Temos também os plotters de impressão e corte, mas estes são usados apenas por gráficas maiores, pois o custo do maquinário é muito alto para quem trabalha só com lembrancinhas!

Como colocar fotos nas imagens?

Uma grande dúvida de quem não trabalha com edição de imagens é como fazer para colocar uma foto na imagem.

Todas as imagens dos Kits são feitos em “JPG”, para poder ser utilizada em qualquer programa de edição e no word. Mas o formato JPG não tem transparência. Por isso, não dá para colocar a foto “por baixo” da imagem.

Então, para acrescentar a foto há algumas possibilidades.

1) Usar um programa de edição de imagens e selecionar a parte branca com o pincel mágico, e recortar. Assim, a parte recortada fica transparente. Depois, abrir um novo documento transparente maior que a moldura e a foto. Colocar a foto neste documento. Depois, colar a moldura, de modo que a parte transparente fique em cima da foto.

2) Recortar a foto do tamanho da parte branca (redonda ou retangular), e colar a foto em cima desta parte branca (também precisa de editor de imagem).

3) Limpar a foto (deixar só a pessoa), e colar em cima da foto, em qualquer lugar, e usar a parte branca para escrever o texto.

4) Inserir a imagem de moldura no Word em “inserir – imagem”. Clicar em cima da moldura como o botão direito do mouse, clicar em “propriedades” depois em “lay out” e selecionar “atrás”. Depois, fazer o mesmo procedimento com a foto. Assim, você pode colocar a foto em cima da moldura, e dimensionar as duas como quiser. Este vídeo abaixo ensina a fazer no Word:

No PSP7 (programa pago), colocar a varinha mágica (magic Wand) na parte branca e ela ficaselecionada. Então tem duas opções:

1) Clicar em “delete”, e a partebranca vai ficar transparente. Em “Slections” “selecionar tudo – Select All” e copiar tudo. Abrir uma imagem limpa (bem mair que a imagem da moldura). Colar bem no meio a foto que vai usar. Depois, colar a moldura em cima, enquandrando a parte transparente na foto.

2) Selecionar a parte branca com avarinha mágica, depois em “selections” (fica na barra de ferramentas,ou em editar) clicar em “invert” ou “inverter”. Assim, aseleção que estava na parte branca é invertida para todo o resto, e você copiasó a imagem, e cola em cima da outra imagem que já deve ter a foto no meio.

Para tirar a parte branca de fora (as bordas), deve-se usar a ferramentade corte (recortar). Em inglês o nome é “crop”!

 

Para Acrescentar o texto usando apenas o Word, assista o vídeo abaixo:

Qual programa de edição de imagens usar?

Esta é uma questão realmente polêmica! Fazendo uma pesquisa na net vamos encontrar todos os tipos de respostas. No mesmo fórum algumas pessoas vão dizer que amam determinado programa, enquanto outras vão dizer que é horrível!

Depois de alguns anos trabalhando com imagens eu descobri o seguinte: o melhor programa de edição de imagens é aquele que você realmente sabe usar!

Quando eu comecei a usar o PSP7 (Paint Shop Pro) não tinha a mínima noção de tudo que podia fazer com ele, e nenhum tutorial me ensinou os truques (porque na verdade não é um programa para edição de fotos, e tem várias limitações, mesmo assim eu adaptei). Eu amo trabalhar com o PSP, porque estou muito acostumada e sei onde fica tudo!

Para quem vai começar ainda, e quer escolher um programa, são muitas as opções.

Com certeza, o Photoshop e o Corel Draw são os melhores (cada um para um tipo de trabalho). Eu gostaria muito de aprender a usar estes programas. Mas ambos tem dois pontos negativos. São muito caros (cerca de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00 dependendo da versão), e são bem difíceis para iniciantes. Para quem tem pretensão de trabalhar profissionalmente eu indicaria investir no aprendizado destes programas.

Para quem não quer se profissionalizar, e não pode investir nos programas, há algumas opções gratuitas na NET, e que são muito bem faladas.

Você pode inclusive encontrar aulas no youtube e vários blogs com tutoriais que ensinam a trabalhar com os programas, basta procurar no google.

Um dos mais populares gratuitos é o GIMP, que pode ser baixado aqui:

Outro gratuito que faz sucesso é o Photoscape, que pode ser baixado aqui:

Tem ainda o Infanview, que pode ser baixado aqui, tanto a versão inicial quanto os plug-ins: 

Você ainda pode entrar num site de download, (ex: www.baixaki.com.br ) e digitar na busca “Photoshop”. Vão aparecer diversos programas relacionados com uma descrição detalhada, podendo ajudar na sua opção.

Eu não ficar postando sobre como usar cada programa, pois afinal o blog é de festas e não de edição de imagens. E principalmente porque eu não sou expert no assunto (só sei trabalhar com o PSP mesmo).

Mas no google e no yahoo você pode encontrar vários fóruns e grupos que ensinam o passo a passo para aprender a trabalhar com estes programas.

Precisa ter bastante paciência e praticar muito no início, para descobrir os macetes do programa escolhido. Mas compensa o esforço! É como aprender uma nova língua.

Como Redimensionar a Imagem?

PARA VER TODAS AS DICAS DE COMO REDIMENSIONAR, CLIQUE AQUI!

As artes dos Kits Completos já estão todas com as medidas EM ESCALA para os tamanhos das guloseimas e lembrancinhas. Assim, você só vai arrumar o tamanho da impressão, e não da imagem digital! Veja como fazer:

1) Se você não souber trabalhar com nenhum programa de edição de imagens para personalizar seu molde, siga o passo a passo de como inserir texto no Word, e como inserir a imagem no word.

2) Depois que tiver inserido a imagem no Word, clicar em cima da imagem com o lado direito do mouse, e clicar em cima de “tamanho” ou “tamanho e posição”. Vai abrir um quadro, com os tamanhos da imagem. Digitar a altura e a largura desejada de acordo com a tabela (os tamanhos são em cm).

3) Você pode manter a proporção (só digitar um dos tamnhos, altura ou largura) que a imagem vai ficar já no tamanho certo. Se quiser alterar a proporção, daí você desclica o quadradinho “fixar taxa de proporção” e acrescenta tanto o tamanho da altura quanto da largura.

4) Para colocar várias imagens na mesma página, é só copiar a imagem (depois que estiver no tamanho certo) e colar. Para isso usar as teclas “ctrl C” “ctrl V” ou usar o botão direito do mouse, e copiar e colar. Sempre formatar a página para deixar as bordas menores, para caber mais imagens na página. Este vídeo abaixo ensina a fazer:

Como as imagens são em escala (ou seja, tamanho proporcional e não tamanho exato) é possível imprimir em qualquer tamanho com a mesma escala. Por exemplo, um molde de tampa de marmita pode ser impresso para baldinho de praia ou para vazinho de flor! Um rótulo de água ou de copinho de brigadeiro pode ser impresso para refrigerantes. É só medir o rótulo da garrafa, e mandar imprimir no tamanho desejado (ver como fazer abaixo em “como redimensionar”).

 

Depois de personalizar, cortar as bordas da imagem para imprimir. As imagens estão em escala, e não precisa diminuir o tamanho para personalizar (diminuir só o tamanho da impressão sem diminuir o tamanho da imagem

Qual a medida para impressão?

Para revelar como fotografia, o tamanho será sempre 10X15, pois este é o tamanho padrão da revelação mais barata. Por isso, sempre vamos ter algumas imagens com esta medida, principalmente para convites, para facilitar.

 

Novo Rótulo de Tic Tac 3,3cm largura X 9,21cm altura

Rótulo Lápis 16 cmx2,8cm

Rótulo Mini Trakinas: 9cm X 9cm (já contando a abinha branca para colar, de 0,5cm)

Rótulo Mini M&M (confeti): 7,5cm X 9,5cm (já com a abinha branca para colar)

Caixa Convite : tampa pode ser impressa no tamanho 10,5cm X 10,5cm

e o fundo com 18cm X 18 cm, ou outros tamanhos nesta escala.

Creminho Nucita 5cm altura X 4cm largura

Rótulo Espumante 187ml tamanho mínimo: 8cm largura X 5cm altura

Rótulo Espumante 750ml tamanho mínimo: 12cm largura X 7,5cm altura

Caixinha Kit Ressaca: 19cm X 22,59cm (pode variar um pouco se quiser)

Rótulo Pipoca de Microondas: altura de 26cm (deixar a largura na escala)

Bandeirinha para Varalzinho: uma por folha A4

Tubetes: 10,5cm (contando a aba para colar) X 6cm, mas pode variar dependendo da marca

Creminho Nucita: 5cm de largura X 4cm altura

Porta Guardanapos: mais ou menos 15cm de largura

Barra de Chocolate de 130 a 170g: 19cm largura X 8,5cm Altura

Forminhas para Docinhos no tamanho de Papel A4

PARA FORMAS PEQUENAS O TAMANHO É 6 X 6 e cabem 12 por folha

PARA FORMAS MEDIAS O TAMANHO É 8 X 8 e cabem 6 por folha

PARA FORMAS GRANDES O TAMANHO É 10 X 10 e cabem 4por folha

Se fizer a grande no tamanho 9,5 X 9,5 cabem 6 por folha.

Saias Wrappers para Cupcakes: 14,5 x 21 cm 

Saias Wrappers para Cupcakes Mini: 12,76 x 18,46

(cabem 2 por folha nestas medidas)

 

Alguns rótulos precisam ser cortados digitalmente (partes brancas) antes de redimensionar no Word para imprimir.

Não esqueça que muitos dos moldes não tem medidas certas, você pode escolher o tamanho que deseja imprimir, como no caso dos convites, pirulitos, cartões de agradecimento, cachepôs, caixinhas, cones, caixinhas, saquinho de balas, bandeirinhas e vários outros que não tem as medidas aqui. 


Você pode ousar do jeito que quiser! Teste e escolha!

 

Ficaremos muito felizes com sua contribuição para ajudar nossos leitores a tirar todas as dúvidas à respeito da produção dessas artes que deixam nossas festinhas tão especiais!!!

 

CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR SEU DIÁRIO DA NOIVA!

 

Muitas das nossas imagens são feitas com “Imagens Retiradas da Net” e não especificam a fonte de cada imagem, mas nunca retiro os créditos de quem fez (quando estão na imagem), e não publico imagens protegidas por direitos autorais (como por exemplo os Kits que são vendidos pela internet). Publico apenas as imagens que estão disponíveis gratuitamente na net, e sem indicação de proibição de divulgação. 

Se você encontrou alguma imagem sua e quer ter seu crédito incluído, por favor deixe um recado, que faço questão de incluir. Se você encontrar alguma imagem protegida por direito autoral, por favor me avise para que possa retirá-la. Muito obrigada!

 

Some of our images are made with Images from the internet and we do not specify the source of each image, but we never retreat the credits of who did (when they are in the picture), and we do not publish copyrighted images that aren’t freely available in the internet. Wep publish only those images that are available free on the net, and without the prohibition of disclosure. 

If you found a picture that’s yours and want to have your credit included, please leave a message. If you find any copyrighted image, please let me know so I can delete the image. Thank you! 

 

One comment

  1. Querida, parabéns pelo site!
    Pretendo fazer umas marmitinhas daquelas de alumínio com tampa de papel para colocar docinhos. Gostaria de imprimir a arte direto na tampa de papel, para não ter que colar etiquetas. Será que o alumínio plastificado que fica em baixo pode danificar a impressora? Ainda não decidi se vou fazer na jato de tinta (colorida) ou na laser (P&B).
    Muito obrigada! Um beijo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>