Home » Como Escolher Daminhas » Como Escolher Daminhas, Pajens e Padrinhos!

Como Escolher Daminhas, Pajens e Padrinhos!

Para a escolha das daminhas e pajens dê preferência aos parentes e amigos.
Você pode ter certeza que sua festa será muito mais feliz se você escolher filhos de pessoas próximas e queridas, ainda que não tenham a aparência adequada (como peso e altura iguais) do que se você escolher crianças lindas e com tamanho ideal mas que não tenham relação com o casal.
Nada de escolher “daminhas profissionais”. O casamento é uma celebração íntima e não um desfile de moda!
Para as mães é uma honra ter seu filho convidado para ser pajem e sua filha convidada para ser daminha.  Receber o convite foi uma das maiores emoções da minha vida, e nunca vamos esquecer este momento. Então, não deixe de prestigiar as pessoas amadas nesta ocasião.
O mesmo raciocínio serve para a escolha dos padrinhos. Este não é o momento para compromissos profissionais. Escolha as pessoas mais queridas e próximas que fazem parte da sua vida. Podem ser amigos de infância, amigos de seus pais que você conhece desde que nasceu, ou uma pessoa que tem um lugar especial no seu coração por qualquer outro motivo.
Alguns livros de etiqueta falam em 1 casal para cada noivo, ou no máximo dois. Sinceramente, hoje em dia acho que esta regra esta ultrapassada, e serve apenas para o casamento civil. 4 casais para cada noivo é totalmente aceitável. Mais do que isso só se a festa for muito grande.
Faça o convite de uma forma especial. O jantar de noivado é uma boa oportunidade para o convite. Mas se não for possível, faça um jantar ou um cartão especial, explicando o motivo pelo qual você escolheu esta pessoa.
No Brasil acho que os padrinhos tem pouca participação no casamento. Mas você pode inovar, envolvendo os padrinhos em preparativos, jantares, ou qualquer outra forma de mostrar que ser padrinho significa muito mais do que entrar na igreja antes dos noivos.
Eu não acho legal impor um tipo de vestimenta ou cor. Entendo que a pessoa deve ter a liberdade de escolher o que usar. Mas você pode fazer algum pedido especial para não usar uma determinada cor. E ainda pode comunicar as madrinhas as cores escolhidas por outras madrinhas, apenas para o caso de alguma delas não querer usar uma cor já utilizada por outra madrinha. Mas nada como imposição.
Outra opção pouco usada no Brasil é, ao invés de convidar casais, convidar apenas amigas pela noiva, e amigos pelo noivo. Acho muito legal, principalmente quando os noivos são mais jovens. Neste caso pode haver algum acerto entre as madrinhas acerca da vestimenta, mas desde que seja algo que todas queiram participar. Inclusive, as amigas podem carregar bouquets! É super divertido.
Mas o principal de tudo é ter em mente que o convite tem que partir sempre do coração, e não do bolso!
lunapic-124086143561884

About Karen

2 comments

  1. Eu sempre tenho duvidas sobre padrinhos
    mais eu com certeza vou colocar parentes e amigos bem próximos!
    Daminhas e pagens também
    aqueles bem próximos
    bjooos

  2. eu vou ter 10 padrinhos e meu futuro marido 10 tbm todos conhecidos nosso e familiares tbm pedi opinioes sobre este site todos adoraram e me casarei em 20.06.2015 vcs acham q da tempo organizar tudo isso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>